Lugares de Lazio para visitar
O outono chega na Cidade Eterna com um clima ameno de outubro. Assim sendo, torna a época do ano perfeita para explorar as belas cidades históricas. Com isso, pontilham a zona rural próxima em todas as direções.
Quando você pensa nas cidades montanhosas italianas, seus pensamentos provavelmente se voltam primeiro para a Toscana. E com destinos icônicos como Siena, San Gimignano e Volterra.
Mas, embora as cidades montanhosas de Lazio sejam muito menos conhecidas pelo turismo internacional, elas não são menos espetaculares. Ademais, são ideais para passeios de um dia saindo de Roma!
Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana explorará X cidades nas colinas do Lácio para visitar em passeios de um dia saindo de Roma. Então, prepare-se para começar a planejar a sua próxima aventura!
X lugares de Lazio para visitar em uma viagem de um dia saindo de Roma – Parte I
Para essa matéria, dividiremos em duas partes. Então, para esta Parte I você conhecerá IV cidades de Lazio que são surpreendentes. E na Parte II, há as demais cidades que vale a pena viajar para passar um dia, ao menos!
I – Viterbo é um dos lugares de Lazio para visitar
A 96 km ao Norte de Roma, a perfeita imagem de Viterbo é uma das mais belas cidades medievais da Itália. Sendo assim, é conhecida como a cidade dos papas porque foi nesse local que os pontífices abandonaram o acampamento quando Roma se tornou um remanso no século XIII.
Então, o passado reluzente da cidade vive hoje em sua bela arquitetura medieval. E o centro histórico é de tirar o fôlego de Viterbo, um dos bairros medievais mais bem preservados de toda a Europa.
Na verdade, um labirinto emaranhado de vielas repletas de vinhas e palácios de tijolos, fontes que tilintam. Além disso, igrejas rústicas tiradas diretamente das páginas de uma fábula medieval.
Palácio Papal é um deleite arquitetônico
Então, a cidade está centrada em torno do maravilhoso Palazzo dei Papi com ameias, ou Palácio Papal, cuja elegante loggia arqueada é um deleite arquitetônico.
Para tanto, foi também onde ocorreu um dos eventos mais estranhos da história do papado. Quando o colégio de cardeais desceu ao palácio para eleger um novo santo padre em 1268, eles se viram incapazes de tomar uma decisão.
Depois de quase 3 anos de equívocos, os moradores estavam fartos de hospedar os hóspedes indesejados. E tentaram de tudo para que eles se decidissem.
Então, quando não deu certo matá-los de fome, eles recorreram à medida desesperada de remover o telhado do palácio. Logo, aparentemente na esperança de que o espírito santo pudesse descer mais facilmente para inspirar os cardeais.
Finalmente, Tedaldo Visconti recebeu autorização para assumir a cadeira de São Pedro como Gregório X. E quase 800 anos depois, o espetacular palácio gótico continua sendo parte da cidade.
Lugar de ótimos restaurantes
Viterbo também está repleta de ótimos restaurantes que servem pratos locais tradicionais. Então, pense em sopas saudáveis e porchetta, leitão assado e ragu de javali.
Talvez nenhum lugar na Itália ofereça uma janela mais evocativa para o mundo espetacular da Europa medieval do que Viterbo. Portanto, não deixe de visitá-la em uma viagem de um dia saindo de Roma em sua próxima viagem à Itália!
II – Subiaco é um dos lugares de Lazio para visitar
Empoleirado entre os picos isolados das montanhas de Lazio, a Leste de Roma, está uma das maravilhas arquitetônicas ocultas mais espetaculares da Itália.
Sendo assim, o mosteiro de San Benedetto está incrivelmente localizado no campo fora da cidade montanhosa de Subiaco.
Além disso, ocupa uma posição única na história do mundo ocidental. Ademais, foi nesse local que o monarquismo ocidental foi fundado. Logo, quando um jovem santo Bento se retirou para uma caverna isolada meditar longe da habitação humana no século VI.
A caverna, conhecida como Sacro Speco, tornou-se um local de peregrinação para outros que buscavam seguir seus passos. E um mosteiro foi construído ao redor da caverna, escavado na face rochosa da própria montanha.
Dentro do mosteiro está um exemplo maravilhoso da arquitetura românica. E belos afrescos medievais e renascentistas adornam todas as superfícies.
Também a cidade medieval de Subiaco em si não é desleixada, situada em uma rocha ameaçadora encimada por uma fortaleza inexpugnável. Então, não perca a singular Piazza di Pietra Sprecata.
Assim sendo, ela é uma rústica coluna de pedra que sustenta um pequeno nicho onde contém um santuário sagrado dedicado à Virgem Maria. Logo, enquanto os restos de um arco gótico emolduram sugestivamente a rua, que sobe sempre para cima até o topo da cidade, onde vistas incríveis o aguardam.
Apenas uma hora de carro a Leste de Roma o levará a este mundo de picos isolados, cidades montanhosas, florestas e mosteiros perdidos no tempo. E se você não tem carro, não tenha medo: os ônibus partem regularmente da estação Ponte Mammolo de Roma.
III – Fossanova é um dos lugares de Lazio para visitar
Quando você pensa nas abadias cistercienses, provavelmente, pensa em igrejas espetaculares. Porém, rígidas, nos confins da França rural, envoltas em campos de lavanda.
Mas você sabia que um dos melhores mosteiros cistercienses da Europa está localizado a apenas 100 quilômetros ao Sul de Roma? Desse modo, a espetacular abadia de Fossanova está situada nos arredores do belo borgo medievalde Priverno em uma paisagem ondulante de campos e florestas.
E centrada em torno de um claustro magnífico com uma série de esculturas magistrais, a própria igreja é um edifício gótico elevado. E completo com abóbadas de costelas e uma bela rosácea gradeada.
Então, Fossanova também ocupa um lugar importante na história. E foi nesse lugar que o teólogo Tomás de Aquino deu seu último suspiro quando a caminho do conselho de Lyon, em 1274.
Depois de terminar de visitar o mosteiro e seus extensos jardins, você pode até jantar em um ótimo restaurante dentro das paredes fortificadas da abadia medieval.
Logo, usa materiais cultivados, forrageados e caçados nos jardins verdejantes da abadia e campos e florestas próximos – perfeito para uma visita preguiçosa de domingo!
IV – Anagni é um dos lugares de Lazio para visitar
Bem no coração da região de Ciociaria, na zona rural ondulante a sudoeste de Roma, fica a deslumbrante Anagni. Assim sendo, a cidade medieval de colinas com vielas íngremes e sinuosas ostenta uma rica história.
E, berço de uma série de papas na Idade Média, Anagni se tornou a residência papal favorita e semipermanente durante o século XIII. Ademais, a cidade tem tesouros artísticos e arquitetônicos para provar isso.
Além disso, o mais impressionante de tudo são os incríveis afrescos na cripta da catedral da cidade: um dos maiores (e menos conhecidos) tesouros artísticos da Itália.
Para tanto, reside o espetacular ciclo de afrescos onde é uma mistura fabulosamente complexa de narrativas bíblicas. Também cenas apocalípticas e ruminações sobre filosofia natural.
E que fornecem uma visão vívida da cultura bizantina. Por um bom motivo, a cripta Anagni foi apelidada de Capela Sistina Medieval!
Mas nem tudo foi fácil para os papas Anagni. Então, em um momento famoso e humilhante para o papado, um capanga do rei francês Filipe IV esbofeteou o Papa Bonifácio VIII com sua manopla enquanto ele se encolhia no Palazzo Caetani em 1303.
E que, simbolicamente, sinalizou a mudança do poder europeu em direção à França. Como também a remoção do papado para Avignon logo em seguida.
Além disso, se você tem tendências mais gastronômicas do que históricas, Anagni também o cobre: o Ciociaria é famoso por sua cozinha saudável e abundante em produção de vinho.
Também é o lar dos deliciosos indígenas cesaneses. Portanto, se você está procurando uma mudança no ritmo da agitação de Roma, faça como os romanos e embarque no trem para Anagni!
Encerramos essa Parte I e esperamos que você tenha gostado. Então, se sim, comente algo sobre essa cidade de Lazio!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.