A cultura e arte na Toscana atrai anualmente visitantes de todo o mundo e, desde seu início, tem sido um modelo para os séculos vindouros. Assim sendo, cada cidade, vila da região, apesar da passagem do tempo, sempre manteve sua individualidade com orgulho e paixão.
Então, isso significa que cada área criou uma grande engenhosidade e criatividade que, muitas vezes, é o resultado da relação com a paisagem circundante.
Logo Michelangelo, um dos maiores artistas famosos da Toscana, argumentou que seu talento e habilidade se deviam à ‘leveza’ do ar onde nasceu. Portanto, não é por acaso que muitas almas ilustres têm em comum as origens dessa região.
Aqui hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana destacará essa cultura e arte na Toscana. Então, venha conosco nessa viagem cultural!
Cultura e arte na Toscana que atrai turistas de todo mundo
Cultura e arte na Toscana estão interligadas em uma relação contínua de harmonia e agregação de valor aos lugares. Assim sendo, com efeito imediato na sua chegada, você notará que também vale a pena visitar as cidades menores da Toscana.
É claro que as pinturas toscanas mais famosas estão em Florença, Pisa, Siena e Lucca, pois seus monumentos, pinturas, fotografias, cartões postais e reproduções multimídia são conhecidos em toda a Europa.
Então, não se pode deixar de reconhecer a Torre de Pisa ou a Catedral de Florença com sua “cúpula” única.
Outro aspecto importante da arte na Toscana a ser considerado é a variedade de idades que ela reúne:
- Algumas áreas preservaram artefatos históricos e arte etrusca e romana, como a necrópole de Populonia, até o início do cristianismo, da qual permanecem Caminho da Francigena para os peregrinos de passagem pela região, que ainda representa uma trilha de caminhada de valor inestimável.
Idade Média na cultura e arte na Toscana
A Idade Média caracteriza a arte da Toscana, especialmente, em vilas e pequenas cidades, onde você encontrará frequentemente muralhas, torres, mosteiros e igrejas da cidade românica.
Em particular, a cidade de Pisa contribuiu mais do que outras para influenciar com o seu próprio estilo, nomeadamente, o Românico Pisano. E outros locais ao longo da costa.
Então, não perca a oportunidade de fazer um tour por Pisa para descobrir sua arte toscana única!
No início do século XIII, os artistas toscanos se especializaram principalmente em escultura: Nicola Pisano, Giovanni Pisano e Arnolfo di Cambio, enquanto Cimabue e Giottoespecializada em pintura.
Então, esse último nasceu em Vicchio del Mugello (perto de Florença) por volta de 1267, e foi treinado sob a liderança de Cimabue, também florentino.
No entanto, o aluno, Giotto superou o professor, por encontrar um caminho estilístico inovador e totalmente independente dos modelos anteriores da tradição bizantina.
Assim, Giotto criou uma técnica de pintura que conseguia comunicar e se relacionar através da profundidade dos personagens. E que o tornou uma das principais referências da arte italiana e toscana nos séculos seguintes.
Além das pinturas e obras-primas da Toscana em Pádua e Assis, se você estiver em Florença, sugerimos que você também visite o Uffizi para admirar sua esplêndida Madonna Ognissanti!
Período subsequente
O período subsequente representa o auge da grandeza artística e do desenvolvimento da arquitetura renascentista na Toscana. Assim sendo, Florença é conhecida mundialmente como o berço do Renascimento italiano.
E, ao visitar essa cidade, você estará cercado por monumentos e edifícios que o levarão de volta à época dos Médici. Como também dos grandes artistas toscanos que fizeram desse lugar um símbolo indiscutível da elegância e harmonia urbana.
Outrossim, a cultura toscana se espalhou de Florença e por toda a Europa. Então, encantou todos os visitantes, peregrinos e nobres, a partir do século XV.
Os roteiros do Grand Tour, a moda e os costumes dos séculos seguintes, consideraram essa região um ponto-chave para a formação de jovens que se preparavam para aprender a cultura e a arte da Toscana e seu artesanato.
Arte renascentista da Toscana
A arte renascentista da Toscana também trouxe o desenvolvimento da engenharia e da arquitetura. E são exemplificada pelas descobertas em perspectiva e pelos edifícios projetados por Brunelleschi, um dos principais exemplos sendo a Cúpula de Santa Maria del Fiore em Florença.
Sendo assim, a pintura continuou seu caminho com Masaccio até as obras-primas de Piero della Francesca, Botticelli e Donatello. A partir disso, especialmente em Florença, novos empreendimentos foram criados, como oficinas de arte, artesãos, novos bairros e a classe mercantil iniciou negócios em toda a Europa.
O mecenato dos nobres favoreceu o desenvolvimento da cidade e a construção de edifícios religiosos, jardins e grandes monumentos.
Final do século e início do século XVI
No final do século e no início do século XVI a arte da Toscana, a Itália pode se orgulhar entre seus mestres Leonardo Da Vinci e Michelangelo. Sendo Assim, Leonardo nasceu na vila de Vinci em 1452.
Logo, ele é considerado o mais brilhante e talentoso cérebro de sua época. Além de pintor de obras-primas como a Mona Lisa e o afresco da Última Ceia, seu conhecimento que ia da ciência à engenharia era único.
Então, a sua formação artística decorreu numa das oficinas de maior prestígio de Florença, a de Andrea Verrocchio. Desse modo, como costuma acontecer, o aluno superou o professor ao demonstrar, desde seus primeiros trabalhos, um talento incalculável.
Assim sendo, seu talento se manifestou por meio de invenções, obras hidráulicas. Também estudos de anatomia, projetos de voo e muito mais. E tudo isso em uma das salas durante sua visita guiada à Galeria Uffizi, você descobrirá as primeiras obras deste grande artista.
A cultura e arte na Toscana, na Itália, incluindo suas paisagens, vão deixar uma agradável sensação de encantamento. Ademais, uma profunda calma dada por sua beleza única. Por isso, aproveite cada momento!
E, se quiser, compartilhe conosco as suas experiências culturais nesse rico lugar de arte e cultura impressionantes!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.