Salvatore Quasimodo nasceu em 20 de agosto de 1901. Sendo assim, foi um crítico, tradutor, poeta e escritor italiano.
Também foi considerado um dos principais poetas italianos. E suas obras incluem Poesie, Ed e subito sera e Oboe sommerso, entre outras.
Seus trabalhos durante a Segunda Guerra Mundial incluem Giorno dopo giorno, La vita non e sogno e La terra impareggiabile, entre outros. Então, em 1959, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.
Portanto, suas obras ainda são lidas hoje, pois era um bom poeta e autor. Além disso, recebeu o grau honoris causa da University of Messina e da University of Oxford.
E como teve grande influência na literatura, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará a respeito de sua vida, carreira, fatos interessantes e muito mais!
Vida pregressa de Salvatore Quasimodo
Salvatore Quasimodo nasceu em 20 de agosto de 1901, em Modica, Sicília, na Itália. Dessa forma, é filho de Gaetano Quasimodo que era ferroviário e Clotilde Ragusa.
Em 1908, sua família mudou-se para Messina. E em 1916, ingressou no Instituto Técnico de Matemática e Física de Palermo. Além disso, publicou os seus primeiros poemas na revista ‘Nuovo Giornale Letterario’ por si fundada, em 1917.
Agora, em 1919, Salvatore Quasimodo graduou-se no Colégio Técnico e mudou-se para Roma. Logo, foi para Roma a fim de terminar sua educação em engenharia no Politécnico.
Todavia, abandonou a escola devido a restrições financeiras. Na escola, ele também estudava as línguas latina e grega.
Então, começou a trabalhar para se sustentar. Ademais, trabalhou em loja de departamentos e como desenhista técnico em construtora.
Carreira de Salvatore Quasimodo
Em 1929, Salvatore Quasimodo mudou-se para Florença após ser convidado por seu cunhado e escritor Elio Vittorini. Em Florença, conheceu poetas como Arturo Loria, Eugenio Montale e Alessandro Bonsanti, entre outros.
Então, no ano de 1930 estava sendo nomeado pelo Corpo de Engenharia Civil. Sendo assim, postado em Reggio Calabria, no Sul da Itália.
Logo, publicou três poemas no mesmo ano intitulados ‘Árvore’, ‘Primeira Vez’ e ‘Anjos’. Dessa maneira, publicou os poemas em uma revista conhecida como ‘Solaria’.
No mesmo ano, publicou sua primeira coleção de poemas nas edições ‘Solaria’, intitulada ‘Águas e Terras’. Portanto, os poemas foram baseados em sua terra natal, a Sicília.
Quando foi em 1931, Salvatore Quasimodo mudou-se para Imperia e mais tarde para Gênova. Em Gênova, conheceu Camillo Sbarbaro, que o apresentou à revista ‘Circoli’.
Então, no ano de 1932, ele publicou sua segunda coleção de poemas intitulada ‘Sunken Oboe’ com a revista Circoli. Assim, no ano de 1934, mudou-se para Milão. Enfim, por quatro anos deixou o emprego e passou a se concentrar mais na escrita.
Em Milão
Em Milão, trabalhou para a revista oficial do movimento hermético e também trabalhou com Cesare Zavattini. E, então, Cesare foi um roteirista italiano e defensor do movimento neorrealista no cinema italiano.
Quando foi em 1938, Salvatore Quasimodo tornou-se editor de uma revista semanal conhecida como ‘Tempo’. E algumas de suas obras herméticas incluem ‘Scent of Eucalyptus’ e ‘And Suddenly It’s Evening’, entre outras.
Em 1941, ele se tornou o catedrático de literatura italiana no ‘Conservatório Guiseppe Verdi’ de Milão. Já no ano de 1942, ele publicou ‘Nuove Poesie’. E que refletia uma sugestão sobre os temas de seus futuros trabalhos após a Segunda Guerra Mundial.
E seus trabalhos após a Segunda Guerra Mundial incluíram:
- Life is Not a Dream, Day After Day, The False and True Green e The Incomparable Land.
Enfim, traduziu obras como O Evangelho Segundo João, Odisséia. Também Canções de Catulo, entre outras obras traduzidas.
E viajou para a América e Europa dando palestras sobre seus poemas. Por fim, já traduzidos para outras línguas.
Prêmios e conquistas de Salvatore Quasimodo
Em 1959, Salvatore Quasimodo foi presenteado com o agraciado Prêmio Nobel da Paz de Literatura.
Vida Pessoal e Morte de Salvatore
Em 1926, Salvatore Quasimodo casou-se com Bice Donetti, que mais tarde morreu em 1948. Mais tarde, ele se casou com uma dançarina italiana.
Assim sendo, morreu em 14 de junho de 1968, de hemorragia cerebral. E foi enterrado no Cimitero Monumentale, em Milão.
Salvatore Quasimodo nos deixou um legado esplêndido com os seus poemas. E se você quiser compartilhar algo a respeito desse poeta, comente abaixo!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.