O que comer na Sicília – Conheça os sabores da culinária siciliana – Parte I

O que comer na Sicília – Conheça os sabores da culinária siciliana – Parte I Foto: Freepik

O que comer na Sicília em sua próxima viagem à Itália

A Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo. Assim sendo, repleta de tradição e influenciada pelos países vizinhos. E séculos de exércitos conquistadores.

Além disso, a ilha é famosa por suas catedrais, vinhedos, praias da ilha e arquitetura incrível. Aliás, a Ópera de Palermo e as igrejas barrocas da UNESCO em Noto e Modica são marcos arquitetônicos sicilianos de renome mundial.

E juntamente com os Templos Gregos do Vale dos Templos localizados em Agrigento formam uma esplendorosa estrutura que vale a pena conhecer. 

Todavia, talvez mais do que qualquer outra coisa, turistas visitam a cidade pela comida. Logo, a comida siciliana é única no mundo, mesmo dentro da definição de comida típica italiana.

Então, você simplesmente não pode viajar para a Sicília sem passear pelas gelaterías, restaurantes. Além disso, mercados e cafés que servem a comida típica siciliana e o vinho regional pelos quais a ilha é famosa.

Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana explorará aqui sobre o que comer na Sicília em duas partes. Então, venha conferir nesta Parte I os sabores incríveis e ficar com água na boca.

O que comer na Sicília?

A comida na Sicília é única no mundo e distinta em sabor. Sendo assim, pergunte a qualquer pessoa da Sicília sobre sua herança e você ouvirá um italiano tipicamente local com detalhes de seus antepassados.

Em vez disso, eles e tudo sobre eles – especialmente sua comida – é siciliano. E a verdadeira beleza está sendo feito e trabalhado como tem sido há séculos.

Logo, a Sicília é o lar de comidas mundialmente famosas, como cannoli, alcachofras e todas as coisas cítricas. Ademais, existem muitas iguarias menos conhecidas.

Mas igualmente saborosas, como os camarões vermelhos Gambero, mundialmente famosos e amplamente procurados. E o chocolate feito na cidade de Modica.

Então, a comida é tão rica em tradição e sabor local que você só pode encontrar na Sicília. E onde quase toda a comida é colhida localmente e repleta de sabores locais frescos.

Além disso, auxiliada por alguns dos solos vulcânicos mais férteis do mundo e cercada de água, a Sicília continua a nos lembrar que o bom sabor da cozinha siciliana.

E dos pratos tradicionais da Sicília vem da sua Nonna, da Mãe Natureza, da Terra e do Mar. 

Frutas e legumes sicilianos

Uma das coisas mais fantásticas sobre o que comer na Sicília em relação a frutas e legumes é que eles são quase todos cultivados localmente. Todavia, com exceção de algumas frutas, como bananas e abacaxis, que estão sendo importadas.

Logo, em toda a ilha, dependendo da época de cultivo, vegetais como tomate, abobrinha, azeitona, berinjela, alcaparras, alho, cebola, ervilha, fava e grão de bico são cultivados em meio a uma infinidade de ervas aromáticas cultivadas localmente e uma vasta seleção de legumes e cogumelos.

Agora, isto é surpreendente: 67% das fazendas cítricas em toda a Itália estão localizadas na Sicília. Portanto, é seguro dizer que não faltam frutas cítricas, como limões e laranjas.

Na verdade, limões e uma fruta chamada Citron, uma grande fruta cítrica aromática com uma casca grossa. Então, inicialmente introduzidas na ilha pelos gregos.

Enfim, essas duas frutas, em particular, estão sendo geralmente cultivadas em Piana di Catania.

O tarocco, a laranja sanguínea da Sicília, é uma fruta que na verdade só se cultiva na Sicília. E é absolutamente exclusiva da ilha.

Sendo assim, essa fruta não pode ser exportada porque não pode ser encerada. E a pele não pode ser removida antes do envio.

Outras frutas oferecidas incluem frutas, como pêssegos, laranjas, tangerina, cerejas e figos. Ademais, morangos, amoras, melões e melancias que são cultivados na videira.

Dada a importância de um copo de vinho em cada refeição na Sicília, é certo que essa região também abriga muitos vinhedos.

Efeito sazonal nos produtos sicilianos

Existem quatro estações tradicionais na Sicília, cada uma com suas próprias ofertas comestíveis (e bebíveis). Logo, se você é fã de licores italianos, a Sicília produz alguns bons. E, principalmente, com a abundância de frutas únicas cultivadas localmente.

Também os invernos na Sicília apresentam frutas como laranjas e tangerinas, bem como limões e uvas. E os vegetais oferecidos incluem brócolis, acelga.

Aliás, o verão traz consigo frutas doces, como pêssegos e melão, bem como ameixas secas.

Macarrão e arroz siciliano

Bolinhos de arroz conhecidos como arancini são uma comida fácil de encontrar em lanche popular da Sicília. Na verdade, essas guloseimas de arroz frito são uma comida tão popular que pode estar sendo encontrada em toda a Itália, embora as variações regionais sejam distintas dependendo de onde você está.

O Arancini, originário da Sicília, pode estar sendo recheado com tudo, desde carne moída, como cordeiro, carne bovina ou suína. E até mesmo presunto, e vegetais como ervilhas e cebolas.

Mas o único ingrediente que mais tem em comum é o queijo, que ajuda a unir o arroz junto com um toque de molho de tomate no centro.

Agora, massas e pesto são abundantes na Sicília, e é interessante notar as diferentes formas de massas que são exclusivas da Sicília em oposição ao Norte da Itália.

Logo, a Sicília apresenta dezenas de variedades de massas e ainda mais pratos à base de massas. Os sicilianos, como a maioria dos italianos do Sul, preferem espaguete e bucatini (macarrão de espaguete oco).

E embora qualquer uma das massas possa ser transformada em um dos pratos de massa favoritos da Sicília como Pasta alla Norma, que faz bom uso de berinjela.

Dado o caso de amor da Sicília com todos os frutos do mar, Pasta con Sarde (massa com sardinha) é um prato de massa popular. Então, as sardinhas para serem fritas e depois picadas ou moídas.

Após isso, misturadas com pão ralado torrado para ligar o peixe ao macarrão.

Carnes comumente encontradas sobre o que comer na Sicília

Os carnívoros que viajam para a Sicília terão muitas opções de carne para jantar. Sendo assim, vitela, porco, cordeiro, vaca e cabra estão sendo facilmente encontrados.

Desse modo, a carne de cavalo também é um favorito local, assim como o coelho. Então, a carne de cavalo está sendo considerada pelos habitantes locais e viajantes aventureiros como muito saborosa, mas difícil de mastigar do que dizer um bife.

Os porcos na Sicília estão sendo criados geralmente em um ambiente aberto, onde podem andar livremente. Eles geralmente estão sendo alimentados com os que sobraram da produção de queijo ou com nozes e frutas locais. Portanto, isso dá à carne de porco um sabor profundo, rico e doce.

A Sicília, como a maior parte da Itália, está sendo reconhecida mundialmente por sua seleção ricamente saborosa de carnes curadas e salames, como o Salame de San’t Angelo di Brolo.

Gostou de conhecer essas comidas deliciosas? E se você já experimentou algum deles, conte-nos. Além disso, nos sugira opções sobre o que comer na Sicília, caso você saiba ou já provou.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.